quarta-feira, 27 de junho de 2012

PROJETO CAIXA LITERÁRIA


MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DE MERITI
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
CRECHE MARIA FERREIRA FILGUEIRAS
PRÉ II – A     -    PROFª JUSSARA COSTA DE SOUZA

PROJETO CAIXA LITERÁRIA


LIVRO – “A CIGARRA E A FORMIGA”
AUTOR: Desconhecido


ATIVIDADE GERADORA: Contação da história através da leitura do livro.

OBJETIVOS:

Trabalhar a concentração e atenção;
Explorar de forma oral a interpretação da história, percebendo a sua intenção implicita;
Identificar as Estações do ano imbuídas na história e a partir daí trabalhar as outras;
Perceber as diferentes profissões que nos alegram a vida.
Explorar as palavras “cigarra” , “formiga” , “verão”, “outono”, “inverno” e “primavera” em sua estrutura.


ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS:

Leitura da História;
Interpretação ora;
Recontação oral e coletiva da história;
Representação gráfica da história com escrita espontânea do seu título;
Confecção de um álbum das características (temporal, alimentos e vestimentas) de cada uma das Estações do Ano, em grupo;
Pesquisa em jornais e revistas, de figuras das profissões que nos alegram a vida.
Atividades explorando as estruturas das palavras citadas a cima e cruzadinha.

DESENVOLVIMENTO:

1º Dia

Após a contação da história e interpretação oral dos alunos, fazê-los perceber o sentido moral da história, de que na vida, todos temos que trabalhar, mas também temos que nos divertir, fazendo as seguintes indagações:
  _ Quem cantava na história?  E a formiga ?  Ela também cantava? Como era o canto da cigarra? E o da formiga? Para que a cigarra cantava? E na vida real, temos que trabalhar? Por que? Mas só trabalhar?
Reproduzir na lousa a recontação da história feita pelas crianças.

Pedir que reproduzem a história de forma gráfica (desenho), escrevendo o título da história.


           
2º e 3º Dias

Em rodinha, relembrar a história e indagar em que momento a cigarra cantava? (Verão) Mostrar figura. E o que acontece no verão? O que vestimos? Onde podemos ir? O que comemos? Quando ela não cantava? (inverno) Fazer as mesmas perguntas. Apresentar figuras que mostram as outras estações do ano ( outono e primavera) e conversar sobre elas.

Confecção do “Álbum das Estações do Ano”

Dividir a turma em quatro grupos: Verão, Outono, Inverno e Primavera

· Cada grupo irá desenhar sobre as características temporais de sua estação;
· Cada grupo pesquisará figuras de jornais e revistas, que caracterizam as vestimentas de sua estação do ano, recortar e colar;
· Cada grupo pesquisará figuras de alimentos, em jornais e revistas, que devemos comer, correspondente a  sua estação do ano, recortar e colar;

 4º Dia

Cada grupo irá fazer a capa da sua estação do ano correspondente, utilizando a colagem de papéis laminados recortados em quadradinhos.

Em rodinha, relembrar a história, fazendo a seguinte indagação:

_ Quando chegou o inverno o que aconteceu com a Cigarra? E o que ela fez? E a formiga, o que disse? Ela estava certa? Por quê?  E na vida real, temos que trabalhar? Por que? Mas só trabalhar? Como que a gente se diverte? Ser cantor é uma profissão? Vocês conhecem outra profissão que nos diverte?

Pesquisar em revistas e jornais, figuras que retratam profissões que nos divertem.
Fazer um cartaz;

5º Dia

Atividades mimeografadas, trabalhando as estruturas das palavras “Cigarra e Formiga”
Cruzadinha com os nomes das estações do ano


Nenhum comentário:

Postar um comentário